Onde nos encontra?

Junte-se a nós no Facebook

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Lessons Learned 5th week - Começar pequeno

Esta semana o Expresso publica a história de uma startup que 600 milhões de euros -> ver aqui
gerido pelo SEO Shai Agassi que apesar da bem sucedida experiência como gestor da SAP não vingou na iniciativa para a industria automóvel.
O jornal aponta os possíveis erros - não conhecer o mercado - haverem outras soluções para o problema em questão - demasiada autoconfiança - começar com grandes investimentos (afundando como um grande navio).

Por outro lado surge um exemplo de Madison Robinson  que aos 8 anos teve a ideia de desenhar chinelos

Olhando para as dicas anteriores, Maddie, como gosta de ser chamada, inicialmente também não conhecia o mercado, nem investigou as soluções pré-existentes e definitivamente teve a autoconfiança de começar por algum lado.

Na minha opinião a grande diferença foi ter começado com um capital e investimento pequeno, que lhe permitiu injectar o novo produto no mercado (novo não no produto ou ideia, mas de design e da própria história e autora da marca, que desperta em nós um sentimento de esperança em concretizar sonhos).

Seria preciso analisar todo o percurso da Maddie...
Mas existem em Portugal casos de sucesso que já pudémos conhecer ao vivo e a cores, pelas palavras dos próprios, deixo aqui apenas a referência de um artigo do Expresso a respeito da prestação de um jovem português que aos 15 anos, o Martim, que se lançou no mercado com uma ideia -> ver aqui


Em retrospectiva, dos 4 grandes conselhos sobressai o principal - começar pequeno - porque permite entrar no mercado, ver o feedback e experimentar soluções.
Principalmente porque as grandes mudanças de paradigma começaram de forma pequena e discreta ou - quem imaginaria hà 50 anos que já não é possível sair de casa sem o telemóvel, ou que ficar sem acesso à internet pode isolar uma pessoa do mundo...

Por outro lado, os livros, jornais, cartas e suportes em papel vão dando lugar aos documentos digitais por imensas razões as quais vemos com naturalidade actualmente.



Por isso mesmo os meus parabéns a todas as startups e ideias que queiram pensar diferente, basta um passo de cada vez para chegar longe.

Equipa 10 - Energia de Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário